............
.

Dieta dos brasileiros é pobre e não previne o câncer! Se alimente melhor meu amigo e minha amiga!

Você acha que se alimenta bem?! Saiba que uma boa alimentação é uma prevenção eficaz contra câncer. Infelizmente a grande maioria dos brasileiros não se alimenta bem. Confira aqui uma dica enviada pelo meu amigo  Phelippe do site de alimentação saudável ENaturalle.com.br.

Os brasileiros estão ingerindo menos de um terço dos alimentos recomendados para a prevenção do câncer, revelou a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo IBGE. O levantamento mostra que o consumo diário de frutas, legumes e verduras é de apenas 126,4 gramas, menos de um terço dos 400 gramas mínimos recomendados para prevenir o surgimento de tumores.

De acordo com o Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer e o Instituto Nacional de Câncer (Inca), se a população brasileira passasse a consumir diariamente, no mínimo, 400 gramas desses alimentos, um de cada três casos de câncer de cavidade oral (boca, faringe e laringe), um em cada três casos de câncer de pulmão e um de cada quatro casos de câncer de estômago deixariam de ocorrer. Conforme aponta o relatório Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil, a combinação de alimentação saudável e atividade física é capaz de prevenir 63% dos casos de câncer de boca, faringe e laringe; 60% dos tumores de esôfago; e 52% dos casos em que a doença atinge o endométrio.

O nutricionista do Inca Fábio Gomes aponta outro dado preocupante do estudo do IBGE: a presença de 523 gramas de carne vermelha na mesa dos brasileiros toda semana:

— Se a média de consumo semanal de carne vermelha fosse inferior a 500 gramas, 7% dos casos de câncer de cólon e reto poderiam ser evitados.

Estudos do Inca mostram que as carnes — incluindo peixes e aves — salgadas e processadas também deveriam ser evitadas para prevenir o surgimento de cânceres de estômago, cólon e reto, que estão entre os cinco mais incidentes na população brasileira. O consumo dessas carnes é, hoje, em média, de 100 gramas por semana, segundo a POF.

O alto teor calórico em alimentos de pequeno volume, como biscoitos, assim como a ingestão em demasia de bebidas açucaradas, como refrigerantes e refrescos artificiais, estão diretamente ligados ao ganho de peso e propensão à obesidade, que, por sua vez, aumentam o risco dos cânceres de esôfago (23%), pâncreas (18%), vesícula biliar (10%), cólon e reto (5%), mama (14%), endométrio (29%) e rim (13%).

 

Fonte; http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/dieta-do-brasileiro-pobre-em-nutrientes-que-previnem-cancer-2496075.html

Dieta dos brasileiros é pobre e não previne o câncer! Se alimente melhor meu amigo e minha amiga!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>