Download grátis das Apostilas do Concurso do Ministério da Fazenda – Assistente técnico administrativo (baixar aqui) 457

Quer ter uma chance para passar no concurso onde estão abertas 2000 vagas para Assistente Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda? Baixe estas apostilas completas e grátis para se preparar para os estudos, devido a um pedido de uma visitante do site a Mariana de Souza, coloquei aqui este download para ajudar e facilitar o ingresso em uma oportunidade sem igual para o Ministério da Fazenda.

O Ministério da Fazenda publicou o edital para 2000 vagas para o cargo de assistente técnico-administrativo, que exige nível médio de escolaridade. O salário é de R$ 2.792,42.

As inscrições poderão ser feitas entre as 8h de 9 de março e as 18 de 20 de março, pelo site www.esaf.fazenda.gov.br. A taxa é de R$ 62.

As vagas são destinadas aos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.

O estado com maior número de vagas é São Paulo: 368. Em seguida vem Rio de Janeiro, com 226.

Entre as atividades do cargo estão execução de atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento.

CONTEÚDO DAS APOSTILAS
CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO DE NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão textual. 2. Ortografia. 3. Semântica. 4. Morfologia. 5. Sintaxe. 6. Pontuação.

RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO: 1. Estruturas lógicas. 2. Lógica de argumentação. 3. Diagramas lógicos. 4. Álgebra linear. 5. Probabilidades. 6. Combinações.

INFORMÁTICA BÁSICA: 1. Conceitos básicos. Hardware e Software. 2. Ferramentas básicas: Sistema Operacional Windows e Linux, BrOffice, Processador de Textos Word e Planilha Eletrônica Excel. 3. Conceitos de Internet: e-mail e navegadores. 4. Conceitos de Tecnologia da Informação: Sistemas de Informações, Conceitos básicos de Segurança da Informação e de Software Livre. 5. Redes de Computadores: Conceitos básicos.

DIREITO ADMINISTRATIVO E DIREITO CONSTITUCIONAL: Administrativo: 1. Lei n°. 8.112/90. 2. Teoria Geral do Ato Administrativo: conceitos, classificação, espécies, elementos, requisitos e atributos e convalidação do ato administrativo. 3. Poderes da Administração. 4. Discricionariedade e Vinculação. 5. Processo Administrativo, Lei n°. 9.784/99. 6. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto n°. 1.171, de 22/06/94. 7. Lei n° 8.137, de 27 de dezembro de 1990: Capítulo I, Seção II – Dos crimes contra a Ordem Tributária praticados por Funcionários Públicos. 8. Lei n° 8.429, de 02 de junho de 1992 – Dispõe sobre a Improbidade Administrativa. 9. Portaria SRF n° 782, de 20 de junho de 1997, artigos 23 a 30 – Da responsabilidade pelo Acesso Imotivado pelo Servidor aos Sistemas Informatizados da Secretaria da Receita Federal. Constitucional: 10. Os poderes do Estado e as respectivas funções. 11. Normas Constitucionais. 12. Controle de Constitucionalidade de Atos Normativos. 13. Poder constituinte. 14. Princípios constitucionais. 15. Análise do princípio hierárquico das normas. 16. Princípios fundamentais da CF/88. 17. Direitos e garantias fundamentais. 18. Organização político-administrativa do Estado. 19. Administração Pública na CF/88. 20. Organização dos Poderes. O Poder Legislativo. O Poder Executivo e o Poder Judiciário.

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE DIREITO:

Tributário: 1. Tributo: conceito e classificação. 2. Limitações constitucionais do poder de tributar. 3. Tributos de competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 4. Obrigação tributária principal e acessória. 5. Fato gerador da obrigação tributária. 6. Sujeição ativa e passiva. 7. Capacidade tributária. 8. Domicílio tributário. 9. Crédito tributário: conceito e constituição. 10. Lançamento: conceito e modalidades de lançamento. 11. Hipóteses de alteração do lançamento. 12. Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. 13. Extinção do crédito tributário e suas modalidades. 14. Exclusão do crédito tributário e suas modalidades. 15. Administração tributaria: fiscalização; dívida ativa; certidão negativa.

Previdenciário: 16. Seguridade social. 16.1. Conceituação. 16.2. Organização e princípios constitucionais.

Regime Geral de Previdência Social. 17.1. Segurados obrigatórios. 17.2. Conceito, características e abrangência: empregado, doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso, segurado especial. 17.3. Segurado facultativo: conceito, características. 17.4. Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 18. Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 19. Financiamento da seguridade social. 19.1. Receitas da União. 19.2. Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 19.3. Salário-de-contribuição. 19.3.1. Conceito. 19.3.2. Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 19.3.3. Proporcionalidade. 19.4. Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 19.4.1. Obrigações da empresa e demais contribuintes. 19.4.2. Prazo de recolhimento. 19.4.3. Recolhimento fora do prazo: juros, multa. 19.4.4. Obrigações acessórias. 20. Retenção e Responsabilidade solidária: conceitos, natureza jurídica e características. 21. Reembolso de pagamento.


Espero ter ajudado de alguma forma, e boa sorte e preparem-se para as provas! Até mais. Desculpe-me mais não é possível enviar a apostila por email, em breve colocarei outro link alternativo para download.

Atenção no download: O servidor onde o arquivo está hospedado é o Easy Share, aparece uma tela onde você espera por 20 segundos e clica no botão download gratuito após o tempo, e depois em download the file, e pode fazer o download do arquivo. O Easy Share é um serviço grátis de hospedagem de arquivos na Internet. A maioria dos arquivos que são baixados precisam de um programa chamado Winrar que é um descompactador de arquivos, precisa instalar ele no computador e descompactar o arquivo (baixe aqui Winrar 3.80 br para descompactar arquivos). Muitos arquivos também estão no formato .PDF em que é necessário o programa Adobe Acrobat Reader que é um leitor de documentos padrão de arquivos textos e portáteis em um formato parecido com o do Word (Baixe aqui Adobe Acrobat Reader 6.0 compacto para leitura de arquivos).

2º LINK ALTERNATIVO PARA DOWNLOAD NO RAPIDSHARE POSTADO AMIGAVELMENTE POR COLABORADOR: CLIQUE PARA DOWNLOAD ALTERNATIVO NO SERVIDOR RAPIDSHARE SOMENTE SE NÃO CONSEGUIU BAIXAR PELO EASY SHARE

Share Button