Download do programa de edição de vídeo grátis VirtualDub 3

Está sem grana para comprar um Adobe Premiere? A solução é este programa que é grátis e muito mais simples de usar que o Adobe Premiere. Chama-se VirtualDub ele abre arquivos MPEG, e só salva em formato AVI. Também permite salvar filmes em sequência de imagens. O programa é excelente, possui inúmeras funções, há uma infinidade de recursos em se tratando de conversão/edição de áudio/vídeo. Tem o contra da interface não ser muito amigável, mas nada que algum tempo gasto com a interface não supere.

Edite e adicione efeitos de forma simples
Com ele é possível editar vídeos, adicionar efeitos, ajustar compressões de áudio e vídeo, etc. Os efeitos são aplicados através de filtros que permitem cortar, redimensionar, rotacionar, inverter, converter para preto e branco, ajustar contraste, brilho, saturação, hue, além de sharpen, blur, emboss, motion blur, de-interlace, etc.

Novos efeitos podem ser adicionados através de plug-ins. Os plug-ins podem gerar efeitos como colorize, pan, zoom, antiflicker, noise reduction, etc. Existe também um plug-in que insere legendas em filmes e que pode ser baixado na seção “Filters” do site. Existem inúmeros filtros de terceiros.

Muito mais formatos
O programa permite converter o frame rate (número de frames por segundo) para qualquer formato desejado. PAL, NTSC? Não é problema. Também suporta viíeos com trilhas de áudio VBR (Variable BitRate). Pode-se remover as trilhas de audio, substituí-las por outras, etc.

É compatível com DivX e demais formatos, bastando para isto ter os respectivos CODECS instalados. É o único programa gratuito que permite abrir e converter arquivos no formato MJPEG (Motion JPEG). Este formato é um formato exclusivo para captura de vídeo geralmente utilizado por câmeras digitais.

Simplicidade e eficiência na edição de vídeos
É muito simples de usar e tem uma velocidade estonteante! O programa foi feito todo em Assembler e foi otimizado para usar ao máximo os recursos gráficos de processadores com tecnlogias MMX, SSE e 3DNow! Em máquinas rápidas, o processamento acontece em tempo real.

Não tem instalador, portanto você tem de descompactá-lo em uma pasta dentro do “Arquivos de Programas” ou outra pasta de sua preferência, e criar um atalho manualmente. Apesar de ter algumas limitações, o programa facilita bastante o trabalho de quem é do ramo de edição digital e entende do assunto.

Share Button